Série Vaga-Lume. Este nome era como um atestado, um ISO nove mil e alguma coisa, de qualidade daquele livro que tu tinhas em mão. Vaga-Lum...

19:33:00 by marcelo engster

Série Vaga-Lume. Este nome era como um atestado, um ISO nove mil e alguma coisa, de qualidade daquele livro que tu tinhas em mão. Vaga-Lume é, provavelmente, a coleção que mais criou leitores por estas terras. Também pudera, tudo nela era bem produzido. Inclusive os resumos de orelha. Estes, feitos em quadrinhos. Perfeito para chamar a atenção da gurizadinha.
Selecionei aqui algumas destas orelhas. As quatro primeiras são de algumas de minhas obras preferidas e os últimos dois estão aqui pela ótima utilização da linguagem dos quadrinhos na elaboração das mesmas. Fica aqui a dúvida da autoria das orelhas. Todas elas são assinadas com Edú, porém as referências dentro dos livros são outras. Deixo aqui as duas informações.


O Rapto do Garoto de Ouro – Marcos Rey
Ilustrações: Jaime Leão

O Mistério do Cinco Estrelas – Marcos Rey
Ilustrações: Jaime Leão

Dinheiro do Céu – Marcos Rey
Ilustrações: Marcus de Sant’Anna

A Primeira Reportagem – Sylvio Pereira
Ilustrações: Negreiros

Éramos Seis – Maria José Dupré
Ilustrações: Terezinha Bissoto

Tonico – José Rezende Filho
Ilustrações: Iranildo Alves
(clique nas imagens para ampliar)

5 comentários:

  1. Genial recordação!
    Relançaram agora a Coleção Vaga-lume, mas sem a graça daqueles tempos... Foi ótima a lembrança dos quadrinhos usados como chamariz para a leitura.

    E como nos divertíamos lendo "O Escaravelho do Diabo" ou "O Menino de Asas" (que, aliás, tinha um capítulo inteiro ilustrado, com manchetes de jornal...)!

    ResponderExcluir
  2. Estou fazendo uma campanha de doações para criar uma minibiblioteca comunitaria na minha comunidade carente aqui no Rio de Janeiro,preciso da ajuda de todos.Doações no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3 Que DEUS abençõe todos nos.Meu e-mail asilvareis10@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. O incrivel é que alguns desses livros poderiam ter ganhado o mundo, se publicados em idioma anglo-saxônico...Vide Harry Potter, um moleque enjoado, imagine nosso Xisto, ou o rapto do Garoto de ouro.

    ResponderExcluir
  4. É, Bebeto, tenho a mesma impressão, hehe.

    ResponderExcluir