Por Carlos Guilherme Vogel A Itiban é uma tradicional comic shop de Curitiba, praticamente um templo onde a galera que curte quadri...

06:35:00 by O Quadrinhólatra
Por Carlos Guilherme Vogel



A Itiban é uma tradicional comic shop de Curitiba, praticamente um templo onde a galera que curte quadrinhos na cidade se reúne. A loja é especializada em HQs, RPGs e cardgames e funciona não apenas como um espaço comercial, mas também um ponto de encontro, discussões e divulgação sobre o universo dos quadrinhos na capital paranaense. 

Desde 1989 a Itiban organiza eventos, palestras, lançamentos e sessões de autógrafo com editores, quadrinistas  reconhecidos e também abre as portas para jovens autores. Por ter um papel importante no cenário cultural da cidade, a loja foi foi tema de um documentário, realizado em 2010, que conta um pouco da história da comic shop e de seus frequentadores. 

O filme “Entre Quadrinhos” foi produzido dentro de uma oficina de realização de documentários, no antigo “Projeto Olho Vivo”. O Olho Vivo era um misto de produtora e escola de cinema, que desenvolveu projetos muito bacanas em Curitiba, entre eles o “Minha vila filmo eu” e as duas edições do “Ficção Viva”. Além dos projetos, contribuiu para a formação de muita gente na área do audiovisual, sob a direção dos cineastas Luciano Coelho e Marcelo Munhoz, e durante essas oficinas foram realizados diversos trabalhos, a grande maioria voltada para temas sociais.

O acervo do projeto pode ser encontrado no canal “Coleção Olho Vivo” e é uma excelente oportunidade pra quem curte cinema conhecer as produções realizadas durante os cerca de 10 anos de existência do projeto. 

E pra quem quer conhecer mais sobre a Itiban, ou já conhece e ficou interessado no filme, segue o documentário, realizado por uma equipe super maneira, da qual fiz parte, sob a coordenação do Luciano Coelho.  O filme tem entrevistas com Liber Paz, Edilton Ernani Karas, Eduardo Karas, Francisco Germiniani e José Aguiar, além dos proprietários Xico Utrabo e Mitie Taketani. A trilha sonora conta com músicas do Lendário Chucrobillyman e do Teenage Fanclub.

0 comentários:

Postar um comentário